O tempo foi meu professor 35 anos estudando o comportamento humano fez de mim um provedor de realidades


O tempo é professor e os livros são monitores da disciplina chamada convivência humana! É com o tempo que aprendemos as melhores lições. É o tempo que ensinou-me a olhar as pessoas. É o tempo quem nos ensina as mais valiosas relações humanas. Levei muito tempo estudando o comportamento humano e assim pude me compreender e entender as atitudes alheia a minha volta. São anos de paixão por estudar e observar o comportamento das pessoas isoladas e em grupo.  

Foi com o tempo que descobri muita coisa nesta vida,  muitas os livros me deram. Outras tive que estudar para aprende-las. Pesquisar pessoas,  observar seus comportamentos em grupo e individual,  não me fez doutora em pessoas,  me fez conhecedora de almas. Conhecer as profundezas do comportamento humano por vezes é um desafio; pois manter-se são depois de compreender comportamentos é o mesmo que não dar spoilers de filme alheio. 

Quando comecei a analisar comportamentos humanos eu ainda era uma criança. Cresci e fui para a área que estuda a vida desde sua essência. Fui estudar biologia. Me formei e apaixonada pelas letras fui escrever,  descrever o que tanto pesquisei e observei.

Nunca fiz questão de estar com a verdade,  mas nunca deixei de anotar as realidades que encontrei em meus caminhos. Analisei desde minha família até as relações sociais em meu país. Escrevi muita coisa,  pouco criei. A diversidade humana do que escrevo é fruto das realidades que aqui e ali vivencio. 

O tempo,  meu eterno mestre a quem sou grata me ensinou que há mais variantes humanas de caracter e comportamento do que os livros trazem. O tempo me ensinou que as relações entre seres humanos não são mutáveis elas se repetem na verdade. E nada muda tanto em um periodo de 30 anos por exemplo.

As relações entre as pessoas tem fragilidades que se repetem e perpetuam desde a pré história. Há um filme chamado: Idiocrassia, o mundo governado por idiotas. Este filme mostra de forma clara os conceitos sociais que se perpetuam e não sofrem mutações. No filme uma celebre frase guardei,  e esta frase usei para dividir determinados comportamentos humanos. A frase: "...ou você lidera, ou obdece, ou sai do caminho...

Esta frase do filme chama atenção para três comportamentos que apliquei enquanto observava a composição de grupos familiares. E para minha surpresa em todos os grupos haviam os três tipos de conduta para tais indivíduos. 

Olhando de forma ampla,  todo o contexto familiar acaba por se estender aos grupos sociais maiores. O que conflui logo a frente aos macro, e mega grupos de relacionamentos humanos. A vida me deu de presente mais de 35 anos de estudos das relaçōes humanas e hoje eu sou grata ao tempo por ter me feito entender tanta coisa, ou não. Já nem sei se saber das realidades dos comportamentos humanos é algo tão bom assim. Afinal a cada cena que presencio eu já tenho roteiros mentais traçados e precisos.  Até que ponto é bom conhecer a fundo o comportamento humano?  Já nem sei, pois do pouco que sei já me entristece. E meu maior medo é que um dia eu deixe de me entristecer com o comportamento das pessoas. Ainda serei humana se isso acontecer? 


Um grande abraço a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Além da imaginação

Poesia : De onde venho

Amor Eterno