Julgamentos humanos e a solidão

 


O ser humano tem o péssimo hábito de julgar, com base em si mesmos, sem conhecer motivos razões e circunstâncias. É uma constante de injustiças que ocorrem nas relações humanas que até dá medo. 


Há quem julgue, condene e aplica a pena sobre o outro sem aumenos se colocar naquele lugar. É comum até em grupos familiares as pessoas condenarem sem ter poder para tal. Elas por si somente, habilitam-se juízes e condenam psicologicamente outro.

Por vezes já me perguntei o que faria com que as pessoas se afastassem daqueles que as cercavam,  me questionava a existência de pessoas que viravam as costas para suas familias. Me questionava porque as pessoas preferiam a solidão a convivência. 

E foi nestes inquietos questionamentos que observando os mais variados comportamentos em grupos,  sejam familiares ou de amizades,  ou de trabalho; seja como for,  o relacionamento tóxico tem prazo de validade.

A pessoa julgada e condenada e penalizada por outras pessoas,  injustamente,  esta pessoa tende a desenvolver a mais dura de todas as defesas; a solidão! O ser humano notoriamente necessita de outros para sobreviver. E quando alguém sofre com abusos psicológicos do grupo a que pertence, esta pessoa tende a "sobreviver", deste modo começa o processo de afastamento e solidão.

Estar solitário, sem julgamentos, sem condenações e sem penas; é o mesmo que sobreviver. Quem sofre injustiças torna-se  "arrisco". Deixa de acreditar na bondade e justiça humana. É passível até refletir e entender o  "homem do saco",  para ele existe as ruas infinitas para andar, a solidão toma o espaço dos familiares que deixam de existir, o mundo deixa de ter convivência; passa a ser somente um lugar por onde ele passa livre de julgamentos e condenações, livre das penas psicológicas pesadas que muitas vezes um grupo de pessoas aplica sobre um indivíduo. 

O ser humano solitário é um reflexo dolorido de uma pressão social inadequada; feita de julgamentos daqueles que se acham juízes da vida e da verdade. O humano solitário é o resultado da falta de compreensão daqueles que já pertenceram ao seu convívio. O homem solitário não escolheu ser julgado e condenado por pessoas a sua volta. O homem solitário é aquele que se cala perante as injustiças que sofre e opta pela liberdade que só a solidão pode lhe proporcionar.

Um grande abraço a todos! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Além da imaginação

Poesia : De onde venho

Amor Eterno