A pandemia de professores adestrados



 Sou professora há 27 anos,  sou estudante há 35 anos. Não fui formada para formar. Meus professores me ensinaram coisas terríveis. Ao longo de anos passei por cada figurinha saída diretamente da palmatória e dos castelos de Hollywood. Tive bons professores também,  mas estes posso até dar nomes pois foram poucos e me lembro deles,  pois,  a professora que me tornei foi moldada em coisas boas que me ensinaram; a estes sou eternamente grata. 

Neste texto,  não quero tratar dos meus bons professores,  estes merecem um pedestal e eu já me encarreguei de coloca-los lá no seu devido lugar na minha história de vida. 

Mas falemos das pandemias de adestramento de professores,  por seus formadores. Tive professores que me deram todos os motivos para odiar meus alunos e me sentir superior a eles,  sim,  me deram. Professores que me ensinaram que pra ser um bom professor o seu nariz tem que ser o mais alto da sala. Quanta tolice me ensinaram. Me orgulho de ter sido uma péssima aluna e nunca ter aprendido os péssimos exemplos que tive. 

Em tempos de pandemia com ensino virtual então,  fica lá registrado por escrito as grosseirias e soberbas dos "grandes mestres". De que valerá a um professor títulos e mais títulos se ele não entender e não souber qual é o principal motivo pelo qual ele ensina e qual é a principal função de um professor! Eu professora há 27 anos com muito orgulho.

Sendo professora aluna desde sempre,  e analisando constantemente comportamentos humanos,  corrigi em mim falhas imperdoáveis para qualquer educador.

Vamos a coleção de adestramento histórico e pandêmico na classe de professores.

Professor adestrado fala: 

você está aqui porque quis!

Eu não te obriguei a escolher este curso.

Você vai perder seu curso se não melhorar!

Eu estudei pra estar aqui na frente.

Não sou melhor do que ninguém mas sou eu quem te ensina.

Corrigindo as provas de vocês me decepcionei demais com o que vi! 

Não me pergunte no particular,  fale pra todos,  pois pode ser a dúvida da maioria.

Vocês não estão estudando eu estou vendo isto nas notas.

Não é querendo ser grosseira mas,  se tem alguém aqui melhor que eu então vem pro meu lugar.

Eu me formei,  me pós graduei, fiz mestrado,  doutorado pra isso? Não mesmo!

Quando você tiver passado pelos bancos de faculdade que eu passei,  e foram as melhores,  então vem falar comigo.

Odeio gente que acha que sabe mais do que eu,  oras,  eu sou o professor aqui.

Notem que só dei a ponta do iceberg,  eu poderia fazer um livro inteirinho de comportamentos adestrados por décadas de meus professores que aprendiam com os professores deles e multiplicavam o aprendizado inútil.

Se um professor não souber qual é sua principal função dentro de uma sala de aula,  diante de um aluno,  este não é um professor,  é alguém que "não conseguiu fazer outra coisa" conforme relatou um presidente do Brasil certa vez.

Falar de alunos é fácil,  mas professor,  como é falar sobre você? Sou aluna professora eternamente,  tenho hoje o hábito e a humildade de fazer aos meus alunos o seguinte questionamento: Quem vocês acham que sou como pessoa e como professora? Escrevam sem medo,  sem nome e eu depois de um mês de terminada as nossas aulas irei ler tudo que escreverem sobre mim,  desde já agradeço a colaboração de vocês em me ajudar a melhorar. Ao longo dos anos colecionei tanta coisa,  tenho um caderno hoje com muitas cartas sobre quem sou eu professora Luciene Rroques,  assim eu nunca me esquecerei de quem sou e a troco do que estou na educação por uma vida inteira. 


Um grande abraço a todos!

Boas aulas Virtuais.

Eu não estou ministrando aulas no momento,  mas continuo aluna virtual agora.

Tudo isto vai passar e voltaremos para a sala de aula física um dia. Primeiro a saúde,  depois teremos o calor humano ao toque das mãos e não só dos nossos corações. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Além da imaginação

Poesia : De onde venho

Amor Eterno