No meu tempo de professora




                           No meu tempo.
A Professora .


No meu tempo de professora, tempo este que eu espero ter acabado, que eu não volte nunca mais para uma sala de aula, que eu não tenha recaídas por essa profissão que eu mesma escolhi, e a fiz por 20 anos com tanto gosto. Que eu não retorne para a sala de aula nunca mais.

Decidi por conta própria me afastar daquilo que eu sempre amei fazer como profissão. E você que está lendo isso agora está se perguntando, mas porque ela não quer mais ministrar aulas?
Fica aqui minha resposta.

No meu tempo eu era plenamente feliz como professora, os lugares por onde andei encontrei os melhores colegas de trabalho, os melhores alunos, eu fui feliz demais. Me realizei plenamente nas salas de aula onde estive!
No meu tempo a educação no meu país era a mesma de hoje, mas a mentalidade das pessoas era outra!

Corpo docente era feito de pessoas felizes e comprometidas com o que fazia, pessoas realizadas,  e não um mero funcionario frustrado que despica suas frustrações nos demais colegas de trabalho. Quem dirigia as instituições eram visionários realizados, pessoas em busca de profissionais competentes e entusiasmados. E um contaminava os demais e assim todos eram entusiasmados com o que faziam e felizes por estarem ali.

As instituições por mais sem recursos que fossem eram feitas de seres humanos otimistas, alegres, e contentes com seu trabalho, não havia espaço na educação para profissionais frustrados.

Os alunos, ah os alunos, vocês professores que estão chegando agora, eu tenho o desprazer de dizer para vocês que aqueles alunos dedicados e que olhavam para o professor como um parceiro de trabalho, e entendiam que o professor  estava ali para ajuda-lo a construir o seu conhecimento, ah estes alunos que se debruçavam nos livros e não viam o professor como inimigo; bom, estes alunos foram os meus alunos por vinte longos anos! Ja nem sei se vocês encotrarão pelo caminho pessoas deste nível mental.

E sinceramente, eu não sei se vocês novos professores terão o prazer de trabalhar com seres humanos tão fantásticos como eu trabalhei um dia todos os dias por duas década
.
Para não me decepcionar com a minha profissão eu a deixei. Talves um dia eu faça doces como Cora Coralina em uma cidade do interior de meu estado para sobreviver; mas quero guardar no coração a saudade e as fotos daquele tempo em que eu fui a professora.

Pois no meu tempo professor não era humilhado por direção acadêmica muito menos era humilhado por seres desumanos que se intitulam como: alunos, e saem por ai agredindo professores gratuitamente para colocarem nas redes sociais e se tornarem notícia. No meu tempo meus alunos viravam notícia, saiam nos jornais como aprovados em vestibulares ou em concursos públicos.

No meu tempo ser professor dava gosto e satisfação plena, dava felicidade! 

Um grande abraço a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Além da imaginação

Poesia : De onde venho

Amor Eterno